Marketing e Vendas

CTA: Tudo o que você precisa fazer para gerar mais conversões no seu site e redes sociais

Igor Moraes Escrito por Igor Moraes em 21 de outubro de 2019

Você acabou de ingressar na jornada de criar estratégias de Marketing Digital para sua empresa ou trabalha na área? Se sim, provavelmente já se deparou com essas três letrinhas: CTA

Elas são uma abreviação para o termo em inglês call to action. Mas, você sabe para que ele serve, como pode te ajudar a melhorar as suas estratégias e conquistar mais conversões nos seus sites e redes sociais?

O CTA é uma ferramenta fundamental para se aproximar do seu público, enganá-lo e, claro, obter mais vendas e fechar negócios. Descubra como: 

Afinal de contas, o que é esse tal de CTA?

Ok, o CTA é importante para crescer a presença digital e obter mais sucesso, mas, o que ele faz e como funciona? Traduzindo para o português, call to action seria chamada para ação. 

Basicamente, é para isso mesmo que  ele serve, é uma chamada que tem como objetivo levar o usuário a fazer algo que você deseja, o que pode ser, por exemplo: assinar sua newsletter, conferir outro post do blog, fazer o download de um e-book ou comprar seu produto. 

Agora já deu para compreender o porque ele é tão importante, não é? O CTA irá  conduzir o seu cliente em sua jornada de compras.

Os CTAs ainda tem outra vantagem que é facilitar a vida da pessoa que visita a sua página. Fica muito mais fácil para ela acessar o conteúdo clicando no call to action do que ter que pesquisar pelo site. A pessoa é incentivada a agir e você consegue atingir os objetivos traçados para aquela persona

Quais são os tipos de CTA? 

Agora que você já entendeu para que os CTAs servem é preciso prestar atenção em outra coisa, que existem inúmeros tipos de call to action. Conheça-os principais tipos para definir qual deles é mais apropriado para usar nas diferentes seções e artigos do seu site e também nas redes sociais.  

  •  Linkar para outro artigo do blog: 

Tem o objetivo de melhorar o ranqueamento do site em sistemas de busca como o Google. Essa é uma técnica de SEO, pois quanto maior o tráfego dentro do seu site, o mecanismo de busca entende que o seu conteúdo é relevante. 

  •   Inscrição em uma newsletter: 

Quando um usuário se inscreve para receber sua newsletter ele indica que tem interesse no seu conteúdo, avança para o meio do funil. Você conquista uma forma de se comunicar diretamente com seus clientes e ainda criar uma base de dados, com o e-mail fornecido por eles.  

  •   Download de um conteúdo exclusivo: 

Ele é recomendado para usuários que estão no meio e no fundo do funil de vendas. É uma forma de obter mais dados sobre o seu cliente por meio de uma troca, onde você oferece um material que é relevante para ele. Pode ser um e-book, slide, podcast, infográficos, entre outros.

  • Direcionar para uma landing page

 Esse tipo de CTA é muito usado quando o cliente já está no estágio        final da jornada de compra. Por exemplo, a pessoa acessou o seu site, leu outros artigos, assinou a newsletter, fez download do seu conteúdo e agora está na página sobre o seu produto. Essa é uma boa hora para colocar um CTA que leve-o para página de compra.

  • Compartilhar nas redes sociais

Incentivar que o usuário compartilhe seu conteúdo nas redes sociais é uma  excelente estratégia de ganhar visibilidade e atrair mais clientes. Essa é a chance de criar um conteúdo viralizante e hitar na internet. 

  • Seguir o seu perfil em redes sociais

A presença da sua marca está fraca nas redes sociais, com poucos seguidores e baixo engajamento? Você pode mudar isso ao sugerir que os usuários sigam o seu perfil para ficarem atentos as novidades da sua empresa.  

  • Assistir a um vídeo

As pessoas estão cada vez mais consumindo conteúdo em vídeo, ao invés da leitura de artigos e posts. Linkar para vídeos é uma alternativa de manter a atenção do usuário e apresentar mais sobre a sua empresa.  

  •   Participar de um evento

Sua empresa vai promover um evento ou você será palestrante? Aproveite e faça um CTA convidando os  usuários para participarem. 

  • Responder uma pesquisa

Se você quer conhecer mais o seu público, para criar uma persona que realmente os represente, as pesquisas são uma excelente ferramenta para isso. 

 

Como criar um CTA que gere conversões? 

Você já viu que dá para fazer diversos tipos de CTA para diferentes finalidades, mas será que as pessoas vão mesmo clicar neles? 

Para se certificar disso é preciso escolher um modelo que tenha a ver com o estágio de compra do usuário e com o perfil da persona. 

Use uma linguagem clara, para que as pessoas entendam o que você espera que eles façam, e certifique-se que o CTA está visível na página, em um  local estratégico. 

Conheça a sua persona

Para criar um CTA que conduza o seu público a de fato fazer uma ação, você precisa conhecê-lo. É indispensável entender quais são suas dores e motivações, para escolher o formato mais adequado e usar uma linguagem que irá falar diretamente aos interesses dele. 

Por exemplo, se parte dos seus clientes são empresas e outros consumidores diretos, é necessário pensar em CTAs diferentes. Se você tem um programa de parceria com empresas deve criar um CTA segmentado para este público. 

Se este CTA não for bem direcionado, pode ter um efeito contrário e o consumidor entender que o seu serviço não é para ele, somente para empresas, por exemplo.  

Crie um CTA baseado no funil de vendas

Você já ouviu aquela frase de estar no lugar certo e na hora certa? Então, o seu CTA precisa ter esse timing. Não adianta estar alinhado com o perfil da persona, mas não seguir o funil de vendas.

Por exemplo, é a primeira vez que o usuário acessa o seu site, você já irá colocar um CTA para que ele compre o seu produto? Não, é preciso estabelecer um relacionamento primeiro, mostrar como você pode ajudar a sanar as dores dele. 

No primeiro estágio do funil, que é quando o usuário está pesquisando soluções para o seu problema, o melhor é oferecer mais conteúdos relevantes para ele. Pode ser um vídeo ou o link para outro artigo, por exemplo. 

O CTA é a ferramenta que irá levar o seu cliente para o próximo passo da jornada de compra, analise cuidadosamente que tipo de ação fará isso. 

Agora que você já sabe tudo sobre CTA, vamos aprender mais sobre Marketing Digital? Descubra o que é a fórmula de lançamento do Érico Rocha e se ela funciona mesmo!