Vendas

6 práticas de vendas pelo WhatsApp Business para colocar em prática hoje!

  • Escrito por Igor Moraes
  • Publicado em 05 de agosto de 2018
  • 5 min de leitura

Você já pensou em aumentar as suas vendas pelo Whatsapp? Com o lançamento do Whatsapp Business no Brasil isso pode se tornar realidade. Essa novidade promete ser sucesso entre as empresas brasileiras com suas ferramentas voltadas para o relacionamento entre as organizações e o público.

Lançado no final do mês de janeiro, o Whatsapp Business já faz sucesso no Google Play – com mais de 500 mil downloads e 2700 avaliações de usuários que já começaram a utilizar as suas funcionalidades. Entretanto, a ansiedade pelas vendas pode fazer com que as empresas não utilizem todo o potencial do aplicativo.

Neste artigo veremos como você pode tirar o máximo do aplicativo e aumentar as vendas pelo Whatsapp Business. Confira.

Quais as vantagens do Whatsapp Business em relação ao comum?

Muitas empresas desejam aumentar as suas vendas pelo Whatsapp Business mas desconhecem quais são as suas vantagens. O que justifica toda a euforia dos empreendedores pelo lançamento do aplicativo? Quais são as funções que aproximam a empresa do público?

Separamos quais são as principais vantagens que o Whatsapp Business proporciona:

  • Criação de um perfil empresarial, que contém o nome da empresa, telefone para contato, endereço, e-mail, website, horário de funcionamento e uma breve descrição;
  • Possibilidade de um selo de verificação da empresa, que transmite credibilidade ao cliente que entra em contato;
  • Estatísticas sobre mensagens enviadas, mensagens entregues e mensagens lidas – muito semelhante às métricas de acompanhamento de e-mails marketing;
  • Configuração de mensagens automáticas para agilizar o atendimento ao cliente;
  • Definição de etiquetas para cada contato, possibilitando acompanhar a evolução de cada lead no funil de vendas.

6 práticas de vendas pelo Whatsapp Business

Agora que você já está ciente de todas as vantagens do aplicativo, veremos 6 práticas de vendas pelo Whatsapp Business que você pode começar a adotar agora mesmo. Veja só:

1. Migre a sua estratégia de vendas para o Whatsapp Business

Se a ideia é gerar vendas pelo whatsapp business, comece a migrar a sua estratégia de vendas para a nova versão do app. Para isso, você vai precisar de um número novo, que não esteja vinculado em nenhuma outra conta. Você ainda vai precisar do número de telefone dos seus clientes ou fazer com que eles entrem em contato com você via Whatsapp Business.

A vantagem é que além de conseguir acompanhar os resultados, você pode separar as mensagens particulares das mensagens empresariais – melhorando a sua organização e otimizando os contatos com o público.

Fazendo o download do app

Baixar o Whatsapp Business é simples. Entretanto, tome cuidado ao escolher como vai ficar o nome da sua empresa.Uma vez escolhido, ele não pode ser alterado. Para isso, você terá que apagar a sua conta e fazer novamente o download do aplicativo.

2. Treine o seu time de marketing e vendas

O Whatsapp Business ainda é um aplicativo novo e as empresas estão começando a descobrir as melhores práticas para otimizar as vendas. Por isso, é uma ótima ideia definir uma pessoa ou um grupo de pessoas para estudar o aplicativo e descobrir como você pode tirar o máximo da ferramenta. Após isso, você pode utilizar as informações obtidas para treinar os demais.

3. Use e abuse das etiquetas!

Uma das novidades trazidas pelo Whatsapp Business é a possibilidade de definir etiquetas personalizadas para os contatos. Essa funcionalidade pode ser utilizada para marcar a evolução de cada usuário no funil de vendas, por exemplo – facilitando o trabalho de todo o setor de vendas na abordagem aos clientes.

Para usar essa funcionalidade, basta pressionar a mensagem, tocar no ícone “etiqueta” na barra superior do aplicativo e classificar cada conversa de acordo com a estratégia da sua empresa.

4. Estruture as suas respostas automáticas

A funcionalidade de respostas automáticas pode ajudá-lo a agilizar o atendimento aos clientes e reduzir o trabalho da sua equipe. Entretanto, é importante saber como configurar essa ferramenta da melhor forma, escolhendo adequadamente que tipo de mensagens serão respondidas automaticamente.

O recurso pode ser acessado no menu do aplicativo:

  1. Clique em configurações;
  2. Configurações da empresa;
  3. Configure respostas automáticas para mensagens de ausência, saudação e respostas rápidas.

Como o atendimento personalizado e pessoal é um aspecto importante para a satisfação do público, o ideal é configurar as respostas rápidas apenas para situações bem pontuais – como dúvidas sobre produtos, informações básicas sobre a sua empresa ou então elaborar mais de uma resposta para uma mesma situação. A ideia é agilizar o atendimento ao cliente e resolver o problema dele com mais eficácia.

5. Continue usando o Whatsapp para promoção e marketing

O envio de mensagens com o intuito de gerar engajamento, além do envio de promoções podem ser ainda mais efetivas com o Whatsapp Business. É claro que você deve continuar tomando muito cuidado para não tornar essa prática chata para quem recebe as suas mensagens. Utilizar a criatividade nessas abordagens é o caminho para se diferenciar.

Um ótimo exemplo de ação criativa pelo Whatsapp é uma ação promovida pela Colgate, que convidou as pessoas a enviarem selfies de seu sorriso via WhatsApp para um número de telefone exibido no pacote de pasta de dente. Para motivar os clientes a participarem, a recompensa era a possibilidade de ter o seu visual estilizado pelo estilista da embaixadora da marca, Sonam Kapoor.

6. Use as estatísticas em seu favor!

As estatísticas sobre as mensagens enviadas, mensagens entregues e mensagens lidas são um ótimo indicador sobre o sucesso das suas ações no Whatsapp Business. É com base nessas informações que você pode identificar quais abordagens funcionam melhor com o público e melhorar a interação – trilhando um caminho para aumentar as vendas pelo Whatsapp.

Atualize-se para vender mais!

As empresas devem sempre se antecipar às novas tendências para acompanhar o ritmo do mercado. O WhatsApp Business certamente está entre as novidades que podem agregar muito valor às suas ações com marketing digital – impactando no aumento das vendas.

E aí, curtiu as dicas para aumentar as vendas pelo Whatsapp Business? Quer fazer parte da nossa lista e receber conteúdos sobre as novidades do marketing uma vez por semana na sua caixa de e-mail? Prometemos que não enviamos spam!